Regimento Interno

I – DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PERIÓDICO

Art 1º. O Cosmopolítico, um periódico de publicação independente, está sob a responsabilidade administrativa dos alunos de graduação do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF – RJ).

 

Art 2º. A equipe administrativa do periódico conta com o auxílio consultivo dos docentes que compõe o Instituo de Estudos Estratégicos (INEST), estando sob supervisão do Prof. Dr. Eurico de Lima Figueiredo.

 

Art 3º. A revista será publicada quadrimestralmente, resultando no total de três publicações por ano que caracterizarão um volume.

 

II – DOS OBJETIVOS

 

Art. 4º. O Cosmopolítico, sendo veículo de difusão do conhecimento científico, em sua forma eletrônica, tem como objetivos primordiais:

 

1. divulgar sobretudo a produção dos discentes dos cursos de graduação de Relações Internacionais da UFF assim como de pesquisadores e acadêmicos graduandos de outras instituições, tanto nacionais quanto estrangeiras;

2. publicar produções acadêmicas de pós-graduação de comprovada relevância científico-profissional nas áreas de competência das relações internacionais, tais como Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Defesa Nacional, Cooperação Internacional, Diplomacia, Direitos Humanos, Direito Internacional, Economia Política Internacional, Governança Global, História das Relações Internacionais, Integração Regional, Negócios Internacionais, Organizações Internacionais, Política Externa, Segurança Internacional e Teorias de Relações Internacionais, assim como outras áreas do conhecimento, como a sociologia, história, ciência política, filosofia, direito e economia, tendo como eixo central as relações internacionais;

3. fomentar o intercâmbio com periódicos e corpos editoriais de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres;

4. manter versão eletrônica, com acesso público e gratuito aos textos integrais, em seu site http://www.ocosmopolitico.com, visando uma divulgação mais ampla e democrática do conhecimento científico na área;

5. produzir conteúdo jornalístico, artístico e cultural de gêneros variados, visando uma maior diversificação da produção na área de competência das relações internacionais;

6. manter-se como um centro de auxílio profissional aos graduandos na área de Relações Internacionais, por meio de dicas de estágios, sugestão de cursos de extensão para maior capacitação profissional e relatos de profissionais já formados;

 

III – DA ORGANIZAÇÃO EDITORIAL

 

Art. 5º. O Corpo Editorial do periódico é dividido entre três diferentes Conselhos: o Conselho Editorial, o Conselho Consultivo e o Conselho Executivo, compostos da seguinte forma:

 

1. O Conselho Executivo é formado exclusivamente por alunos do curso de Relações Internacionais da UFF e é responsável pelo funcionamento d'O Cosmopolítico. Dentre seus membros destacam-se como cargos fixos, rotatórios, não hierarquizados, e de mandatos pré-definidos de um volume as ocupações de Editor-Chefe, Editor Consultivo/de Comunicação. Editor de Conteúdo e Editor Executivo.

1.1. O Editor-Chefe é responsável pela coordenação de todo o processo de publicação do periódico, garantindo o cumprimento de sua periodicidade e de sua política editorial. É de sua responsabilidade convocar e estabelecer a pauta das reuniões editoriais e representar o periódico em situações ordinárias.

1.2. O Editor Executivo tem como responsabilidade tomar as decisões administrativas que se fazem necessárias para o andamento dos trabalhos, assim como levar à execução o que for planejado nos projetos e nas determinações da Equipe Editorial, além de se responsabilizar pelas questões financeiras e representar o periódico em situações ordinárias.

1.3. O Editor Consultivo/de Comunicação é responsável pela comunicação entre o corpo discente responsável pela administração do periódico e os membros docentes do Conselho Consultivo e Editorial, assim como pela comunicação d'O Cosmopolítico com seus parceiros, sendo também de sua incumbência a escolha dos mesmos, e pela divulgação de suas publicações.

1.4. O Editor de Conteúdo é responsável pela seleção dos artigos científicos de acordo com as normas pré-estabelecidas pela equipe, além de elaborar pareceres a cerca de seu ineditismo e qualidade, encaminhando-o primeiramente para revisão interna e posteriormente para a análise do Conselho Consultivo. É de sua competência, também, a coordenação da produção do conteúdo jornalístico, artístico e cultural de gênero variado, a cargo da Equipe de Redação do periódico, garantindo sua qualidade ímpar e sua relevância acadêmica dentro do tema das Relações Internacionais.

 

2. O Conselho Editorial é composto pelos professores do INEST e demais convidados e é de sua competência o auxílio no processo de seleção dos artigos científicos, mediante análise da qualidade e relevância acadêmica de seus conteúdos.

 

3. O Conselho Consultivo é composto por professores doutores de diferentes localidades do globo e diferentes instituições de pesquisa e ensino na área das Relações Internacionais, cuja principal competência no funcionamento do periódico é atuar no auxílio dos discentes que compõe o Conselho Executivo, apoiando-o administrativamente e trabalhando para a consolidação da qualidade e do rigor acadêmico da publicação.

 

IV – DAS NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

Art. 6º. A submissão deve ocorrer mediante o envio do material por e-mail em formato ".doc" ou ".docx", contendo um resumo do trabalho, o nome completo do autor ( ou dos autores), além de uma breve apresentação do mesmo. O documento deve ser enviado para o endereço eletrônico: ocosmopolitico@gmail.com, com o seguinte assunto: "Contribuição". Uma vez tendo o material

sido submetido e, estando em conformidade com as normas de publicação, a Equipe de Comunicação do periódico o enviará a um dos assessores editoriais, que fará a primeira avaliação de conteúdo, seguindo as normas destacadas a seguir. Em sendo aprovado, uma segunda avaliação por um dos membros de nosso conselho Consultivo.

 

Art. 7º. Os artigos submetidos devem atender às seguintes normas:

 

1. Os textos submetidos à publicação devem ser, obrigatoriamente, inéditos e redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. 2. Para resenhas, ensaios e análises há um limite de 7.000 carcteres (com espaços). No caso dos artigos científicos há a possibilidade de submeter artigos de no máximo 25.000 caracteres (com espaços), sem contar com referências bibliográficas. Por fim, os textos literários podem alçar o limite de 10.000 caracteres. 3. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), de forma que não representa de forma alguma a posição ou as opiniões d’O Cosmopolítico, ou de seus membros. 4. Todo texto a ser publicado em “O Cosmopolítico” será submetido à avaliação de seus assessores editoriais. 5. O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou .docx, para o e-mail ocosmopolitico@gmail.com, com o assunto “Contribuição”, contendo o nome completo do autor, assim como a instituição a que pertence e uma breve descrição do mesmo. 6. Os textos devem seguir a norma padrão culta de cada língua, com exceção dos textos literários em que se levará em conta a liberdade poética do autor. 7. Em caso de possíveis dúvidas quanto às normas para artigos científicos, orienta-se que seja seguido o que está previsto na Associação Brasileira de Normas Técnicas, (ABNT). 8. Tendo sido o texto aprovado pelo Conselho Editorial, O Cosmopolítico, por intermédio de seus assessores editoriais, reserva-se o direito de realizar as devidas alterações que se mostrarem necessárias para a adequação do texto às normas e aos padrões de publicação exigidos.

 

V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 8º. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão esclarecidos pela Equipe Editorial do Conselho Executivo.

 

 

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 License

Onde nos encontrar
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco