I – DA APRESENTAÇÃO E FINALIDADE DO PERIÓDICO

 

Art 1º. O Cosmopolítico é um periódico de publicação independente da graduação do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Art. 2º. O Cosmopolítico, sendo veículo de difusão do conhecimento científico, tem como objetivos primordiais:

§ 1o democratizar o acesso ao conhecimento e possibilitar aos graduandos e pós-graduados de instituições, tanto nacionais quanto estrangeiras, um espaço para publicar os resultados de suas pesquisas.


§ 2o publicar produções acadêmicas que versem as áreas das Relações Internacionais, podendo tratar, por exemplo, de Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Defesa Nacional, Cooperação Internacional, Diplomacia, Direitos Humanos, Direito Internacional, Economia Política Internacional, Governança Global, História das Relações Internacionais, Integração Regional, Negócios Internacionais, Organizações Internacionais, Cultura, Política Externa, Segurança Internacional e Teoria das Relações Internacionais.


§ 3o fomentar o intercâmbio e fomentar parcerias com periódicos e outras instituições de pesquisa, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.

II – DAS CARACTERÍSTICAS

Art. 3º. A regularidade da publicação é semestral.

§ 1o O periódico será composto por editorial, dossiê, colunas, resenhas e por trabalhos aprovados por meio de processo seletivo, os quais serão aceitos nas modalidades: artigo científico, resenha crítica e resenha descritiva.

§ 2o Dentre as modalidades apresentadas no parágrafo anterior, as colunas produzidas pelo nosso corpo editorial se dividem entre as seguintes temáticas: Política Internacional, Segurança Internacional, Cultura, Direito Internacional e Política Brasileira.

Art. 4º. O periódico O Cosmopolítico possui registro International Standard Serial Number (ISSN) e está hospedado em site próprio. A divulgação se dá por meio eletrônico, com acesso público e gratuito aos textos integrais.

Art. 5º. O periódico deve, regularmente, atualizar os dados na plataforma do Latindex, de forma a manter o nosso vínculo, e buscar novos indexadores a fim de ampliar o acesso às publicações d’O Cosmopolítico.


III – DA ORGANIZAÇÃO EDITORIAL

Art. 6º. O Corpo Editorial do periódico é dividido entre três diferentes Conselhos: o Conselho Executivo/ Comissão Editorial, o Conselho Editorial, e o Conselho Consultivo, compostos da seguinte forma:

§ 1o O Conselho Executivo é formado exclusivamente por alunos do curso de Relações Internacionais da UFF e é responsável pelo funcionamento d'O Cosmopolítico. Dentre seus membros destacam-se como cargos fixos, rotatórios e de mandatos de um ano, as ocupações de Editor-Chefe, sub Editor-Chefe, Editor Executivo, Editor Consultivo e Editor Científico.  

II A chefia editorial, composta pelo Editor-Chefe e pelo sub Editor-Chefe, é responsável pela coordenação de todo o processo de publicação do periódico, garantindo o cumprimento de sua periodicidade e de sua política editorial. É de sua responsabilidade convocar e estabelecer a pauta das reuniões editoriais e representar o periódico em situações ordinárias. 

III O Editor Executivo tem como responsabilidade coordenar a Equipe de Administração, a qual tem como incumbências promover a transparência dos projetos e andamento das edições por meio de boletins periódicos disponibilizados ao corpo editorial, realizar a diagramação das nossas publicações, produzir documentos oficiais do periódico e lidar com compromissos financeiros e parcerias institucionais d’O Cosmopolítico.

IV Editor Consultivo é responsável por coordenar o núcleo de Comunicação, ao qual são atribuídos os encargos de manter o contato com o Corpo Editorial, os autores de cada edição e os membros docentes do Conselho Consultivo e Editorial. Ademais, a editoria gerencia as mídias sociais e toda a comunicação externa d’O Cosmopolítico com o público.

V- O Editor Científico supervisiona a produção e a revisão do conteúdo produzido pela Equipe de Redação do periódico, garantindo sua qualidade e sua relevância acadêmica dentro do tema das Relações Internacionais. É de sua competência, também, a coordenação da revisão de textos recebidos por meio do Edital de Chamada de Trabalhos.

§ 2o O Conselho Editorial é composto por acadêmicos convidados de diversas localidades, e é de sua competência o auxílio no processo de seleção dos artigos científicos, mediante análise da qualidade e relevância acadêmica de seus conteúdos, bem como a revisão de trabalhos internos. 

§ 3o  O Conselho Consultivo é composto por professores doutores de diferentes instituições de pesquisa e ensino na área das Relações Internacionais, cuja principal competência no funcionamento do periódico é atuar no auxílio dos discentes que compõem o Conselho Executivo, apoiando-os administrativamente e trabalhando para a consolidação da qualidade e do rigor acadêmico da publicação.

Art. 7º. Todo mês de outubro devem ser realizadas eleições para os cargos do Conselho Executivo. Uma comissão eleitoral, composta por membros que não pretendem se candidatar, define o calendário, recebe e divulga as candidaturas. A votação se estende a todo o corpo editorial.


IV – DAS NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Art. 8º. As normas de publicação se encontram disponíveis no site do periódico. Versam sobre as orientações e regras de submissão de trabalhos acadêmicos e podem ser alteradas havendo concordância entre o Conselho Executivo.

 
V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 9º. Este regulamento só poderá ser modificado pelo Corpo Editorial, com a aprovação de mais de 50% dos membros.

Art. 10º. Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão esclarecidos pela Equipe Editorial do Conselho Executivo.

REGIMENTO INTERNO

O Cosmopolítico -  ISSN Eletrônico 2318-9711 - Revista  do apoiada pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Univerisdade Federal Fluminense (INEST-UFF)

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 License